Por que o nome do blog é Potássio-40 ?

                 Índice do Blog

Escrito e desenvolvido por Léo Corradini

Em 1969, ganhei de uma colega de ginásio uma tabela periódica muito bacana.

Nela consta que o potássio é naturalmente radioativo, eu não sabia desse fato.



Nenhum professor ou texto que tinha lido até então afirmava isso, os elementos naturalmente radioativos que eu conhecia eram o urânio o tório e seus filhos.
Também conhecia o carbono-14, famoso das datações arqueológicas, ele é produzido o tempo todo na alta atmosfera pelas astropartículas.

Os reatores e explosões nucleares produzem uma infinidade de elementos radioativos, mas são todos artificiais.

A minha estranheza deveu-se principalmente pelo fato dele ser essencial a vida, temos cerca de 140 gramas de potássio em nosso organismo.

Então, decidi por conta própria, fazendo experimentos, desvendar se o potássio realmente é radioativo ou não passa de um erro de impressão.

Hoje, sabemos que no Potássio existe 0,012 % de um isótopo radioativo natural, o Potássio-40, sua meia vida é 1,26 bilhões de anos.

O blog mostra a trajetória das descobertas que viriam a partir desse singelo presente, algumas das quais eu nem suspeitava !

Comentários

  1. É interessante notar como pequenos detalhes às vezes servem para despertar a nossa curiosidade para um assunto! Quando garoto, devia ter uns seis ou sete anos, me interessei pelo tema quando fui ao aniversário de um familiar no Rio e lá, lendo uma revista com uma reportagem sobre Hiroshima e Nagasaki, fiquei intrigado sobre "aquela tal de radioatividade", cujas minúsculas partículas podiam ser usadas para tirar um raio-X e ajudar a salvar alguém ou para matar toda a população de uma cidade. Tanto perturbei os meus pais para saber mais a respeito, que, no meu aniversário, ganhei um conjunto de dez livrinhos sobre Ciência, em que o sexto ou sétimo (que separei para ler primeiro), trazia por título "RADIOATIVIDADE"...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Radioatividade do filamento da Magnétron

A radioatividade do Granito

Chumbo na fumaça

Índice do Blog:

Radioatividade na lâmpada fluorescente 2

Joule Thief

A pilha de Zamboni