Contador Geiger Minimalista

                         Índice do Blog

O objetivo deste ensaio é demonstrar o funcionamento da válvula Geiger-Müller ucraniana SBM-20 na configuração mínima de circuito.

Escrito e desenvolvido por Léo Corradini

O circuito é composto somente por um capacitor de poliéster metalizado de 1µF 630V e um resistor de 10 M ligados em série com a válvula SBM-20.



Estrutura e funcionamento da válvula SBM-20.

As cascatas de elétrons dentro da válvula, produzidas por eventos de radioatividade, geram perturbações eletromagnéticas que podem ser captadas, na forma de estalos, por um rádio comum sintonizado na faixa de ondas médias onde não existe uma emissora operando.



O resistor de valor alto é importante para ajudar a válvula a extinguir a cascata de elétrons e também limitar a corrente.

Carreguei o capacitor com 400 V com o auxílio do contador Geiger didático.



O platô, relativamente largo, da válvula SBM-20 permite que ela funcione por algumas horas, até que a tensão sobre o capacitor fique abaixo do valor mínimo.


O gráfico mostra a relação entre contagens e a tensão de polarização da válvula Geiger-Müller, quando exposta à radiação constante.

Os valores são específicos para o modelo SBM-20, mas o jeitão da curva é típico para todas.

Existe uma tensão mínima (260 V) para início de funcionamento com um aumento rápido das contagens até atingir a região de platô.

A região de platô é a mais importante, desta válvula fica entre 350 e 475V, nela fica situada a tensão de funcionamento da válvula, no caso 400 V.

Em princípio, podemos trabalhar com qualquer valor de tensão dentro do platô, porém o fabricante recomenda um valor próximo ao centro da região plana.

Assim, temos uma tolerância maior para um funcionamento estável.

Acima do platô as contagens voltam a crescer rapidamente e ocorre a produção de descargas erráticas no gás.

Porém, neste projeto, vamos aproveitar quase toda a faixa do platô porque a tensão sobre o capacitor está sempre em queda.


No vídeo, a válvula capta a radiação de fundo e do potássio presente sal light que é uma mistura de 50% Cloreto de Sódio e 50% de Cloreto de Potássio:

https://youtu.be/GoWK3eP0j5U

Novo protótipo, esteticamente mais elaborado.



Veja também:

Válvula Geiger-Müller SBM-20
https://potassio-40.blogspot.com/2018/09/valvula-geiger-muller-sbm-20.html

Comentários

  1. Olhos oberservadores. eheheh.. tanto o resistor quanto o capacitor são "vintage". Resistor Ibrape e capacitor Epcos/Icotron!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Radioatividade do filamento da Magnétron

Chumbo na fumaça

A radioatividade do Granito

Radioatividade na lâmpada fluorescente 2

Joule Thief

Kit de Eletrônica da Philips

Kit de Química