Fotografia com Filme Radiográfico

                        Índice do Blog 

O objetivo desta postagem é mostrar fotos analógicas produzidas usando filme para a radiografia dos dentes.

Escrito e desenvolvido por Léo Corradini



Participou do primeiro teste uma antiga câmara fotográfica automática Yashica para filmes 35mm (saboneteira) ajustada para filme ISO 100.

Usei o filme AGFA Dentus E-Speed, suspeito que a sensibilidade fica em torno de ISO 100, ele é insensível na região do vermelho.




Fechei a abertura para a indicação do número da foto com uma folha de alumínio e fita colante dupla face.

Este tipo de filme tem emulsão sensível nos dois lados.



Porém, eles têm um pequeno ressalto que deve ser deixado para o lado de fora.



Se não, o filme será empurrado do encosto onde a imagem é focalizada, prejudicando a nitidez.

O filme radiográfico tem o tamanho ideal para encaixar logo abaixo da roda dentada que traciona o filme 35mm.



O filme deve ser retirado do envelope original e colocado na câmera no escuro total.


Usei o revelador e fixador próprios para esse tipo de filme.
Mas, minha intenção é desenvolver outras fórmulas.


Usei essa câmara escura, própria para esse tipo de filme, em um ambiente com pouca luz para manipular e fazer a revelação.



O procedimento de revelação desses filmes não usa interruptor.
Então, temos nos vasilhames da esquerda para a direita; 

Revelador - Água - Fixador - Água.
Embaixo, o temporizador.

Tempos de revelação e fixação:

- Revelação 

16°C -> 5 min
20°C -> 3 min
25°C -> 2 min
30°C -> 1 min

- Lavar por 30 segundos

- Fixador - 3 minutos


- Lavar por 10 minutos

Filme depois de revelado:


Neste primeiro ensaio, o filme saiu da posição ideal e o negativo ficou inclinado.



Com a inversão da imagem:



O resultado ficou interessante, levando em conta que o dia estava nublado.
Lembra uma foto antiga com o tom puxado para a sépia.

Ensaio com a câmara Praktica MTL 5B

Essa câmara é do começo da década de 1980 e está em ótimo estado.



Coloquei uma moldura de acetato para fixar o filme na posição correta.


 Com o filme posicionado corretamente.



Com o filme deslocado para baixo.



Essa solução exigirá uma modificação para evitar que o filme entre em baixo da moldura.

Foto foi feita com filme AGFA Speed E (validade 05/2014) e ajustes da câmara:

Sensibilidade - ISO 100 
Abertura - f 8
Obturador - 1/250


  

Obturador muito rápido, faltou luz no filme.




Foto foi feita com filme AGFA Speed E (validade 05/2014) e ajustes da câmara:

Sensibilidade - ISO 100 
Abertura - f 8
Obturador - 1/125  





Uma manobra errada minha na câmara escura causou entrada de luz nas bordas do filme.



Apesar dos problemas de desalinhamento e vazamento de luz, nestes primeiros três ensaios, estou entusiasmado com essa técnica, ela tem grande potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Radioatividade do filamento da Magnétron

Chumbo na fumaça

A radioatividade do Granito

Radioatividade na lâmpada fluorescente 2

Índice do Blog:

Joule Thief

Kit de Eletrônica da Philips