#009 - µA723



No começo da década de 1970 foi criado, pela Texas Instruments, um dos mais importantes circuitos integrados lineares para o projeto de fontes de alimentação.

 Escrito e desenvolvido por Léo Corradini

Trata-se do µA723 que se tornou um sucesso tão grande que é usado até hoje e foi produzido por vários fabricantes.
Montei o meu primeiro protótipo de fonte com esse circuito integrado em 1973, ele funcionou por um tempo, mas apresentou defeito.
Analisando os componentes da fonte, descobri que o resistor derivador da corrente de saída estava aberto e, como consequência, destruiu a junção base-emissor do transistor limitador de corrente interno ao circuito integrado.
Então, troquei o resistor avariado e montei um transistor discreto por fora e a fonte voltou a funcionar.
Como o circuito integrado era metálico e fácil de abrir, decidi desmontá-lo e fotografar a pastilha de silício, que tem ~ 1,5 x 1,5 mm, com um microscópio para ensaios de metalografia que permitiu um aumento de centenas de vezes.
Quando ajustei o foco do microscópio observei que um dos componentes do circuito integrado havia explodido e o vapor do metal, provavelmente as ligações de alumínio do transistor, alterou a cor da região adjacente.
Eu tinha perdido um ótimo componente, mas ganhado uma bela foto!
Agora, depois de quarenta anos, ela não tem mais o brilho e as cores originais, mas continua sendo testemunha de um tempo muito legal.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#042 - Radioatividade do filamento da Magnétron #1

#052 - Impressora Jato de Tinta

#037 - A radioatividade do Granito

#007 - Azul de Bromotimol

#023 - Joule Thief

#034 - Índice do Blog

#038 - Chumbo na fumaça